UOL - O melhor conteúdo

Estrutura Terrestre

A crosta, o manto, o núcleo, a litosfera e a mesosfera compõem a estrutura terrestre.

As principais camadas da Terra
As principais camadas da Terra
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos. As camadas da Terra possuem duas abordagens distintas, uma segundo a composição química e a outra conforme o comportamento físico.

De acordo com a classificação segundo a composição química, a Terra está dividida em crosta, manto e núcleo e no comportamento físico divide-se em litosfera, astenosfera, mesosfera, núcleo externo e núcleo interno. Todas as camadas da Terra são distintas, esse fato ocorre em razão de sua composição química, temperatura e espessura. A superfície da Terra é a mais conhecida pelo homem, até por que é justamente nela que vivemos e retiramos tudo aquilo que julgamos necessário para a manutenção das sociedades, além disso, as camadas endógenas (internas) detêm altíssimas temperaturas que dificultam o acesso para a coleta de dados que podem servir para o desenvolvimento de pesquisas e estudos.

As camadas por composição química:

*Crosta terrestre: corresponde à fina camada da superfície terrestre, é composta por rochas sólidas constituídas por oxigênio, silício, alumínio, magnésio e ferro, essa parte do planeta possui 40 quilômetros de espessura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

*Manto: compreende a segunda camada, possui 2.900 quilômetros de extensão e conserva uma temperatura elevada que atinge 3.400ºC. O minério responsável pela formação dessa camada da Terra é o magma, constituído por silício e magnésio.

*Núcleo: essa parte da Terra é a mais intrigante, pois praticamente não existe conhecimento acerca dessa camada, no entanto, sabe-se que é formada por minérios como ferro e níquel. O núcleo se divide em núcleo interno (extensão de 2.250 km e 3.000ºC) e núcleo externo (extensão de 1.220 km e atinge uma temperatura de aproximadamente 6.000ºC).

As camadas por comportamento físico:

*litosfera: corresponde a uma camada que se encontra entre a crosta e a parte do manto superior, possui textura sólida e se move sobre a astenosfera.

*Mesosfera: possui uma grande espessura e é bastante densa, superior às rochas superficiais.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Estrutura Terrestre"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estrutura-terrestre.htm. Acesso em 06 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

As placas tectônicas, assim como toda a crosta terrestre, flutuam sobre o substrato magmático da Terra em um comportamento semelhante ao de blocos de gelo boiando sobre a água, com as estruturas mais espessas e pesadas mais profundamente mergulhadas e as mais leves e finas flutuando mais superficialmente. Essa configuração representa o princípio:

a) do tectonismo

b) da isostasia

c) da assimetria

d) da derivação continental

e) do magmatismo

Exercício 2

Sobre o núcleo da Terra, é possível afirmar que:

I. está dividido em interno (sólido) e externo (líquido).

II. é composto pela estrutura “sima”: silício e magnésio.

III. apresenta temperaturas superiores a 3000ºC.

IV. é o responsável direto pelo tectonismo terrestre.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I

b) III

c) II e IV

d) I e III

e) I, II, III e IV

Exercício 3

Em regiões da superfície terrestre onde há a presença de vulcões, é comum encontrar rochas oriundas da solidificação do magma em função do seu acelerado resfriamento. Essas rochas são as:

a) metamórficas

b) plutônicas

c) ígneas extrusivas

d) sedimentares

e) graníticas

Exercício 4

(UFRS) Com o desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas, fenômenos como a formação das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que

a) apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.

b) forma margem continental do tipo passiva.

c) se situa em uma área de expansão do assoalho oceânico.

d) apresenta uma área falhada pela formação de uma dorsal oceânica.

e) coincide com limites divergentes de placas.