UOL - O melhor conteúdo

A relação entre vegetação, clima e solo

O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. Dessa forma, é clara a existência de uma relação entre vegetação, clima e solo.

A floresta do Congo fornece umidade para a atmosfera
A floresta do Congo fornece umidade para a atmosfera
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

A biosfera é constituída por uma série de elementos naturais que favorece o desenvolvimento da vida. A natureza e todos seus elementos funcionam como uma máquina onde cada um tem sua importância.

A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.

Onde há ocorrência de clima árido e semiárido as plantas apresentam espinhos no lugar de folhas, como as espécies de cactáceas. Isso ocorre para diminuir a perda de umidade que acontece com o processo de evapotranspiração, dessa forma, a água fica armazenada mais tempo no interior do vegetal.

Assim como o clima influencia na formação vegetal, essa influencia no clima em determinados lugares do mundo. Um exemplo disso são as florestas tropicais e equatoriais da Amazônia na América do Sul, floresta do Congo na África que são responsáveis por emitir enormes percentuais de umidade para a atmosfera, isso ocorre com a transpiração das folhas dos vegetais das florestas, ou seja, evapotranspiração.

Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "A relação entre vegetação, clima e solo "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-relacao-entre-vegetacao-clima-solo.htm. Acesso em 07 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

O que liga a floresta Amazônica, o aquecimento mundial e você?

Há muito tempo a floresta Amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos, não só para os povos indígenas e as comunidades locais, mas também para o restante do mundo. Além disso, de todas as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade.

No entanto, à medida que as florestas são queimadas ou retiradas e o processo de aquecimento global é intensificado, o desmatamento da Amazônia gradualmente desmonta os frágeis processos ecológicos que levaram anos para serem construídos e refinados.

Ironicamente, enquanto as florestas tropicais úmidas diminuem continuamente, o trabalho científico realizado nas últimas duas décadas jogou um pouco de luz sobre os vínculos essenciais que existem entre a saúde das florestas tropicais e o resto do mundo [...].

WWF Brasil. Por que a Amazônia é importante? Disponível em: http://www.wwf.org.br, Acesso em: 13/09/2013.

Sobre a Floresta Amazônica, considere as seguintes afirmações:

I. Evapotranspiração intensa e produção de umidade;

II. Vegetação densa e fechada;

III. Produção de oxigênio para o planeta;

Dentre as alternativas acima, aquela (s) que demarca (m) corretamente a importância da Floresta Amazônica para a biosfera é (são):

a) I

b) I e II

c) I e III

d) II e III

e) I, II e III

Exercício 2

Dentre as alternativas abaixo, todas representam um exemplo de como o clima influencia as vegetações e os solos, exceto:

a) Formação espinhosa em cactos para retenção de água em climas secos.

b) Solos rasos na região do semiárido nordestino

c) Formato cônico das coníferas para evitar o acúmulo de neve

d) Galhos retorcidos nas árvores do Cerrado para facilitar a evapotranspiração.

e) Solos pobres e arenosos em regiões de desertos.

Exercício 3

(UFPR)

A erosão das partículas superficiais do solo pela água ou pelo vento é um fenômeno natural, embora seja influenciado pelas atividades humanas. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Algumas atividades tradicionais no manejo da terra colocam em risco as áreas agricultáveis nos aspectos relativos à perda de nutrientes e de matéria orgânica dos solos.

2. A erosão dos solos altera a sua textura, estrutura e queda nas taxas de infiltração e retenção de água.

3. O processo erosivo diminui a produtividade da terra, o que leva a uma ampliação do uso de fertilizantes químicos.

4. A erosão natural, acelerada por processos de natureza humana, pode transformar completamente as paisagens.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Exercício 4

Observe a figura abaixo:

Composição das camadas externas da Terra

“Compreende a porção do planeta onde é possível a reprodução dos seres vivos e onde ocorrem intensas trocas de matéria e energia [...]. Nela, ocorrem as interações entre a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera”.

(BOLIGIAN, L.; ALVES, A. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2010. P.51).

O conceito acima enunciado e o destaque sinalizado com um “x” na figura fazem referência à:

a) astenosfera

b) biosfera

c) ionosfera

d) troposfera

e) mesosfera