UOL - O melhor conteúdo

A relação entre hidrografia, clima e relevo

A relação entre hidrografia, clima e relevo é de extrema importância para o Planeta Terra.

Rio de águas rápidas provoca um grande desgaste no relevo
Rio de águas rápidas provoca um grande desgaste no relevo
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Preservar todos os elementos da natureza é indispensável para a proliferação da vida, além de garantir o funcionamento dos ecossistemas. A biosfera é constituída por elementos como atmosfera, litosfera e hidrosfera, que produzem espaços naturais que propiciam um dinamismo completo. Para um bom desenvolvimento natural dos ecossistemas é necessário que haja uma relação entre solo, sol, ar, água, temperatura entre outros.

Em um caso mais específico está a interdependência direta que há entre hidrografia, clima e relevo, pois estabelecem influências determinantes entre eles.

Um exemplo claro desse processo está vinculado à hidrografia, quando rios e lagos surgem a partir do derretimento de neve e geleiras, além de sofrer alterações na vazão pela chuva.

As oscilações ocorridas nos mananciais são provenientes das estações do ano, dessa forma, na medida em que as estações mudam, rios e lagos são influenciados, derivando os períodos de cheias e vazantes.

As cheias correspondem aos períodos do ano nos quais a estação é chuvosa e também há derretimento de gelo e neve, elevando significadamente os níveis das águas. Os períodos de vazantes acontecem nas estações secas, momento em que há uma grande diminuição das águas dos rios.

As características do relevo promovem uma interferência direta nos cursos fluviais, em superfície repleta de aclives e declives na qual apresenta planaltos, depressões e áreas montanhosas. As águas dos rios deslocam de forma mais rápida, promovendo um grande desgaste do relevo, esse processo forma vales fluviais, além de promover o transporte de sedimentos para as áreas mais baixas do relevo.

Nos lugares mais aplainados, como as áreas de planícies, os rios geralmente possuem trajetória em curva e a velocidade das águas é bastante lenta, além de promover a sedimentação nas margens, formando as planícies fluviais.

O relevo interfere em alguns casos no clima de uma região, quando o relevo impede a passagem de massas de ar que poderiam determinar as configurações climáticas de um lugar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "A relação entre hidrografia, clima e relevo "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-relacao-entre-hidrografia-clima-relevo.htm. Acesso em 08 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

As dinâmicas hidrográficas, climáticas e geomorfológicas estão em constante transformação. Mais do que isso, elas estão interligadas, em uma relação recíproca de interferências e dinâmicas. Assinale a alternativa que NÃO ilustra corretamente essa compreensão:

a) Modificação do solo pela formação de geleiras e o derretimento destas pelo aquecimento climático.

b) Elevação na vazão dos rios em virtude do aumento das chuvas e intensificação dos processos erosivos.

c) Aplainamento do relevo e a consequente constituição de rios de planície com maior evaporação e geração de umidade.

d) Formação de cadeias montanhosas em função das ações do tectonismo e ocorrências de abalos sísmicos na superfície.

Exercício 2

Relacione as colunas, identificando os fenômenos terrestres com suas respectivas expressões conceituais:

Coluna I

1. Hidrosfera

2. Atmosfera

3. Litosfera

Coluna II

a. ( ) Processos fluviais

b. ( ) Ciclo das Rochas

c. ( ) Ciclo da Água

d. ( ) Ilhas de Calor

Exercício 3

O relevo interfere em alguns casos no clima de uma região, quando o relevo impede a passagem de massas de ar que poderiam determinar as configurações climáticas de um lugar”.

FREITAS, E. A relação entre hidrografia, clima e relevo. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br>. Acesso em: 06/12/2013.

Com a formação de cadeias de montanhas em virtude das ações das placas tectônicas, eventualmente algumas massas de ar não conseguem passar por essas verdadeiras muralhas naturais, que “rebatem” esse ar para outros lugares e ocasionam chuvas nas regiões próximas. O tipo de chuva oriundo desse processo é:

a) Orográfico

b) Regional

c) Sazonal

d) Montanhoso

e) Convectivo

Exercício 4

Exemplos de alguns tipos de rios
Exemplos de alguns tipos de rios*

* Fonte: RICCOMINI, C. et. al. “Rios e Processos Aluviais” In: TEIXEIRA, W. et. al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. p.197.

O tipo de rio expresso na imagem que tende a ser mais comum em regiões desérticas secas ou desérticas glaciais é o:

a) Retilíneo

b) Anastomosado

c) Meandrante

d) Entrelaçado