UOL - O melhor conteúdo

Tipos de Vegetação

O Brasil possui uma rica diversidade de vegetação: nela se destacam oito tipos principais. Isso se deve à sua grande extensão territorial e diversidade climática.

Imagem do Cerrado que corresponde à vegetação brasileira mais rica em biodiversidade
Imagem do Cerrado que corresponde à vegetação brasileira mais rica em biodiversidade
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

O tipo de vegetação de determinada região irá depender, primordialmente, do seu tipo de clima. Entretanto, essa regra aplica-se somente a vegetações naturais ou nativas, pois a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem que o homem modifica e, portanto, está em constante transformação.  

O Brasil, por ter dimensões territoriais continentais, abriga oito tipos principais de vegetação natural. São eles:

Floresta Amazônica: de clima equatorial e conhecida como Amazônia Legal, abriga milhões de espécies animais e vegetais, sendo de vital importância ao equilíbrio ambiental do planeta. Ela é classificada como uma formação florestal Latifoliada, pois suas folhas são largas e agrupam-se densamente, geralmente atingindo grandes alturas.

Mata Atlântica: caracterizada como uma floresta latifoliada tropical e de clima tropical úmido, foi a vegetação que mais sofreu devastação no Brasil, restando apenas 7% de sua cobertura original. Era uma vegetação que se estendia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, mas que foi intensamente degradada pelos portugueses para a extração de madeira e plantio de cana-de-açúcar.

Tópicos deste artigo

Mapa Mental: Tipos de Vegetação no Brasil

Mapa Mental:. Tipos de Vegetação no Brasil

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Caatinga: é uma vegetação típica de clima semiárido, localizada no Nordeste brasileiro.  Possui plantas espinhosas e pobres em nutrientes. Nos últimos anos, vem sofrendo diversas agressões ambientais que causam empobrecimento do solo, dificultando mais ainda o desenvolvimento dessa região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cerrado: típica do Planalto Central brasileiro e de clima tropical semiúmido, é a segunda maior formação vegetal do Brasil. Apesar de sua paisagem ser composta por árvores baixas e retorcidas, é a vegetação com maior biodiversidade do planeta. Somente nos últimos anos é que os ambientalistas vêm se preocupando com esse ecossistema, que sofre vários danos ambientais causados pela plantação de soja e cana-de-açúcar e pela pecuária.

Pantanal: localizada no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é considerada uma vegetação de transição, isto é, uma formação vegetal heterogênea composta por diferentes ecossistemas. Em determinadas épocas do ano, algumas porções de área são alagadas pelas cheias dos rios e é somente nas estiagens que a vegetação se desenvolve.

Campos sulinos: também conhecidos como “pampas” e característicos de clima subtropical, apresentam vegetação rasteira com a predominância de capins e gramíneas.

Mata de Araucária: com a predominância de pinheiros e localizada no estado do Paraná, é uma vegetação típica de clima subtropical. Sua cobertura original é quase inexistente em razão da intensa exploração de madeira para fabricação de móveis.

Mangues: é um tipo de vegetação de formação litorânea, caracterizado principalmente por abranger diversas vegetações, ocorrendo em áreas baixas e, logo, sujeito à ação das marés.


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

*Mapa Mental por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Regis Rodrigues de Almeida Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Regis Rodrigues de. "Tipos de Vegetação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/os-tipos-vegetacao.htm. Acesso em 16 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Seed PR) As vegetações da Terra apresentam características específicas relacionadas ao clima, solo, fauna e outros fatores ambientais. Relacione adequadamente cada tipo de vegetação à sua descrição.

1. Tundra. 2. Taiga. 3. Deserto quente. 4. Savana. 5. Floresta equatorial.

( ) Clima quente e úmido durante todo o ano, com grande biodiversidade e vegetação densa.

( ) Clima árido, com pouca vegetação, adaptada à escassez de água e de elevada amplitude térmica.

( ) Predominância de coníferas, clima subártico, com invernos longos e rigorosos.

( ) Clima tropical ou subtropical, com estações secas bem definidas, predominando gramíneas e arbustos.

( ) Clima frio, com vegetação rasteira adaptada ao frio extremo e ao permafrost.

A sequência está correta em:

A) 1, 5, 3, 2, 4.

B) 4, 2, 1, 5, 3.

C) 5, 3, 2, 4, 1.

D) 2, 1, 4, 3, 5.

Exercício 2

(Enem)

“Então a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante…”

CUNHA. E, Os sertões. Disponível em: http:f/pLscribd.com. Acesso em: 2 jun. 2012.

Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na:

A) composição de vegetação xerófila.

B) formação de florestas latifoliadas.

C) transição para mata de grande porte.

D) adaptação à elevada salinidade.

E) homogeneização da cobertura perenifólia.

Exercício 3

(Unicamp)

O que se costuma chamar popularmente de “bioma Mata Atlântica” e de “bioma Mata Amazônica” não são, na verdade, biomas, mas conjuntos de biomas, uma vez que não apresentam a condição básica do conceito internacional de biomas, isto é: um espaço geográfico natural que se caracteriza pela uniformidade de condições climáticas, edáficas e de fitofisionomias.

(Adaptado de Leopoldo Magno Coutinho, Biomas brasileiros. São Paulo: Oficina de Textos, 2016, p. 34.)

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre os biomas brasileiros, assinale a alternativa correta.

A) A ocorrência de savanas no Brasil restringe-se à região Centro-Oeste e a porções interioranas da região Nordeste, em climas que apresentam uma estação seca definida.

B) As florestas no Brasil só ocorrem na zona intertropical, pois esses biomas são adaptados a climas quentes, com precipitação superior a 2.000 mm anuais e temperaturas médias superiores a 25º C.

C) O Pantanal tem clima uniforme e não apresenta uniformidade nas suas características edáficas e na sua fitofisionomia, como exige o conceito de bioma; por isso é considerado um sistema complexo.

D) No clima subtropical, com temperaturas médias anuais de 10º C a 18º C, a região Sul do Brasil tem um único bioma, caracterizado por apresentar um dossel formado exclusivamente pela Araucária.

Exercício 4

(Enem)

A topografia predominante no Planalto Central é a de uma região horizontal, chata, que me fez recordar muito do Planalto Central da África do Sul: o mesmo horizonte circular, a mesma vegetação baixa e rala, que permite à vista varrer extensões infinitas.

WEIBEL, L. Capítulos de geografia tropical e do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1979.

Quais formações vegetais pertencem às paisagens apresentadas?

A) Os cerrados e as savanas.

B) Os garrigues e as pradarias.

C) As caatingas e os maquis.

D) As coníferas e as estepes.

E) As restingas e os chaparrais.